Dra. Nathalia Sousa

Especialidade

Endocrinologia

Endocrinologia é a especialidade responsável por cuidar do sistema hormonal e metabólico. Hormônios regulam várias funções no corpo, portanto as alterações hormonais podem causas diversas doenças e sintomas.

Áreas de Atuação

O endocrinologista é o especialista na área de medicina que investiga e trata os transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. O endocrinologista é o especialista mais habilitado para reconhecer as alterações na produção destes hormônios, ajudando assim a restabelecer o equilíbrio no corpo. 

 

O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam muitas funções no corpo, e portanto as alterações hormonais podem causas diversas doenças.

Quais são as doenças causadas por alteração de hormônios?

Diabetes – Alteração nos níveis de açúcar do sangue. Pode ser causada por falta de produção ou prejuízo na ação da insulina (hormônio produzido pelo nosso órgão pâncreas e que regula os níveis de glicose no sangue). O chamado “pré diabetes” é um estágio anterior ao desenvolvimento do diabetes e o paciente com este diagnostico apresenta risco aumentado de desenvolver diabetes no futuro, e portanto, é primordial o acompanhamento com endocrinologista para evitar essa evolução da doença e prevenção de suas complicações.

Doenças da Tireóide – A tireóide é um órgão localizada no nosso pescoço e que produz os hormônios tireoidianos que são responsáveis por inúmeras funções no corpo e no metabolismo. Vários são os sintomas desencadeados pelas alterações nesta glândula como: fadiga, constipação, fraqueza muscular, queda de cabelo, entre outros. Podemos ter:  hipertireoidismo com produção excessiva deste hormônio; hipotireoidismo levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios, o bócio quando há crescimento exagerado da tireóide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço, e os nódulos tireoidianos que precisam ser avaliados e acompanhados pelo especialista devido ao risco de câncer de tireoide. Exemplo doenças da tireoide: Doença de Graves, Tireoidite de Hashimoto, Bócio Multinodular Tóxico.

Obesidade e sobrepesoNos últimos anos a obesidade vem crescendo em prevalência mundialmente e recentemente incluída como doença. Após a pandemia da COVID-19 sua prevalência teve um grande aumento em consequência do aumento do sedentarismo e piora alimentar.  É reconhecida como grande fator de risco para inúmeras doenças como hipertensão arterial, diabetes e câncer.  A obesidade pode ser consequência de múltiplas causas, entretanto, apenas uma pequena proporção dos casos é devido ao excesso ou deficiência de algum hormônio. O endocrinologista é o especialista treinado à reconhecer e tratar tais distúrbios.

 Terapia de Reposição Hormonal na Menopausa – A menopausa é uma fase da vida da mulher que ocorre em geral entre os 45 aos 55 anos. Espera-se que até 2/3 das pacientes apresentem sintomas como: fadiga, insônia, fogachos, calores noturnos, depressão, dores articulares e baixa libido. Uma avaliação individual especializada levando-se em conta o histórico pessoal e familiar é necessária para indicação de reposição hormonal ou terapias não hormonais. 

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos-SOP – É uma doença complexa, envolvendo não só o metabolismo dos ovários mas de outros órgãos. Acomete mulheres em idade reprodutiva causando sinais decorrentes do aumento dos hormônios masculinos (como acne, aumento dos pêlos, pele oleosa e queda de cabelo) além de irregularidades menstruais. Pacientes com SOP tem maior risco de terem obesidade e diabetes e precisam de acompanhamento especializado.

Osteoporose e osteopeniaA osteoporose é uma doença que pode acometer ambos os sexos, porém mais prevalente nas mulheres idosas. Consequência do enfraquecimento dos ossos o que os tornam mais frágeis e porosos. Pacientes com osteoporose apresentam maior risco de fratura com consequente impacto na qualidade de vida. Existem várias causas para o surgimento de osteoporose, o maior deles é a menopausa. Porém existem causas menos comuns que devem ser investigadas pelo endocrinologista, principalmente nos casos de ocorrência em homens e pacientes jovens.

Doenças da hipófise: A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro e que influencia a liberação de vários hormônios dentre eles: cortisol, prolactina, hormônio do crescimento, hormônios que regulam a função sexual e tireoidiana . Engloba um amplo espectro de manifestações clinicas como ginecomastia (aumento das mamas), galactorreia (secreção leitosa pelas mamas fora do período de gestação/amamentação), estrias violáceas grossas pelo corpo, fadiga intensa, aumento das extremidades (comumente acompanhada de perda de anéis e aumento do numero de sapatos) entre outros. Algumas doenças causadas pela desordem dessa glândula incluem: Doença de Cushing, acromegalia, hiperprolactinoma.

Doenças  da Supra-renal: A glândula supra-renal está localizada logo acima dos rins. É responsável pela produção de alguns hormônios como: adrenalina, cortisol e aldosterona. Comumente quando fazemos exames de tomografia ou ressonância de abdome podemos encontrar nódulos nas adrenais e uma consulta com um endocrinologista é imprescindível para avaliar a presença de alteração na produção destes hormônios, afastar câncer e indicar o melhor tratamento.

Terapia hormonal na população transgênero: Uma das mais recentes áreas de atuação da endocrinologia. As pessoas transgênero tem necessidades específicas de cuidados da saúde pouco conhecidas pela maioria dos especialistas. Alguns indivíduos trans buscam procedimentos de adequação ao gênero com o qual se identificam, incluindo intervenções cirúrgicas e tratamentos hormonal. A endocrinologia atua na prescrição da terapia hormonal e avaliações laboratoriais para acompanhamento hormonal. E não deve ser esquecida a necessidade de monitorização de outros riscos, comuns a todos, tais como os riscos de câncer e os riscos cardiovasculares .